terça-feira, 13 de março de 2012

É errando que se aprende


Como comentei anteriormente, esse relato é sobre minha experiência sobre todo o processo de emagrecimento.

Processo que conteve alguns acertos e muitos erros em todas as etapas.

No início eu cometi um erro que muitas pessoas certamente cometem ao iniciarem um regime alimentar: eu parei de comer.

Sim, eu literalmente parei de comer. A empolgação acrescida à vontade de visualização rápida dos resultados leva a esse tipo de atitude. E aí esta o primeiro erro.

Na primeira semana do meu regime, eu passei uma semana sem comer nada. Iniciei o regime na segunda feira e fiquei ingerindo somente líquidos, em sua maioria sem praticamente nenhum valor nutritivo até sexta feira.

Claro que a minha situação foi extremamente radical, porém pessoas tentam coisas parecidas quando estão iniciando este processo.

Isso é um erro grave que provavelmente vai te levar ao fracasso.

Digo isto com certeza, pois mesmo que sua força de vontade seja incrível, seu corpo não vai resistir às atividades que você exige dele no seu dia-a-dia.

E quando você alcançar esse momento crítico para o seu corpo, você tenderá a sair do seu regime recém iniciado.

Admito que isso não aconteceu comigo, porém sofri as conseqüências dessa mudança agressiva. Fraqueza, dores de cabeça e desmaios foram constantes no início do meu caso. 

Se um nutricionista estiver lendo isso vai ficar louco.

Mas eu sei que foi errado e por isso estou aqui pra dar uma dica sobre como fazer certo.

A primeira coisa é estipular um limite de calorias.

Meu limite era entre 200 e 300 Kcal nas primeiras semanas. Não faça isso!

Passei por momentos críticos com desmaios e fui até parar no hospital.

Eu recomendo 1500 kcal diárias de limite. Se você conseguir, pode tentar 1000 kcal. Tudo de acordo com a sua capacidade.

E essas calorias você deve tentar distribuir da melhor maneira possível entre proteínas, carboidratos, etc.
Não deixe de comer nada, só não ultrapasse o limite de calorias. 

Claro que para se manter dentro do limite você provavelmente vai ter que diminuir drasticamente os doces e frituras. De preferência, elimine-os.

Pode comer isso ou aquilo que tiver vontade. Desde que numa quantidade que não ultrapasse o limite estipulado.

Faça um teste sobre quantas calorias você precisa ingerir. Fixe um limite e perceba como seu corpo se comporta.

Num modo geral, para cada 7000 kcal que você deixar de ingerir, você vai perder 1 kg.

Então fazendo uma conta rápida, se a sua necessidade de calorias for próxima a 2000 kcal, e você passar a consumir 1500 Kcal, estará deixando de comer 500 Kcal por dia, o que resultaria em 3500 kcal a menos por semana e 14000 Kcal a menos por mês, emagrecendo 2 Kg por mês, num ritmo que pode ser considerado saudável.

Lembro que essa não é uma conta exata. Isso vai variar bastante de acordo com cada indivíduo.

Teste sua necessidade e capacidade.

Mas sem cometer loucuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário