segunda-feira, 12 de março de 2012

Primeiro Passo

Quando me perguntam como começar eu costumo responder da mesma forma.

O primeiro passo, não é algo que você deva fazer. O primeiro passo é uma reflexão.

O que eu realmente quero? Quanto eu quero? O que estou disposto a fazer?

Pessoas começam regimes destinados ao fracasso todos os dias.

Para um processo semelhante ao meu, não adianta querer 99%. Tem que querer 200%!

“Ah, eu quero emagrecer, mas isso ou aquilo é tão bom.”
“Um dos prazeres da vida está em comer bem, em comer as coisas que eu gosto.”

Eu concordo com frases como as citadas acima. Comer e principalmente comer coisas deliciosas é um dos principais prazeres da vida.

Porém é um prazer que pode ser apreciado sem nos privar de outros prazeres.

Quem busca uma alteração na sua forma física, não está feliz do jeito que está. Seja pelo motivo que for, por vergonha na hora de usar um traje de banho, por desconforto ao sentir a calça apertada, por simplesmente não se sentir bonito.

O que importa é isso. Como você está se sentido. Estou bem dessa forma?

É comum, quando se está acima do peso ideal, nos momentos em que nos arrumamos pra sair, quando se busca estar o mais bonito possível para determinada situação, passar por pensamentos do tipo “eu preciso de um regime”.

E para aquelas pessoas que já chegaram em estágios críticos como o que eu me encontrava, esses momentos trazem tristeza, desânimo, vontade de não sair de casa e até mesmo em casos mais graves, depressão.

Esse prazer vale tanto assim que se encontra acima de outros como estar feliz com o seu corpo e poder realmente curtir sem nenhuma vergonha a situação que for?

A pergunta que você deve se fazer é: O quanto eu quero mudar? Quero mudar mais do que eu gosto de comer?

E responder sabendo que se não estiver sendo sincero, você não está enganando ninguém além de você mesmo.

Tudo que você quiser realmente, mais do que qualquer outra coisa. Você consegue!

Lembro aqui que não estou me referindo a casos relacionados a problemas sérios de saúde onde a situação não é uma opção do indivíduo.

E digo problemas sérios porque alguns problemas são utilizados como desculpas contadas a você mesmo no momento de tentar mudar.

Eu digo tudo isso sem medo porque realmente sei como é estar muito acima do peso, sei como me sentia, sei as mentiras e desculpas que contava a mim mesmo nos momentos de começar um regime (ou para sair dele).

Sei que dizia que não me importava, mas que no fundo me importava. E muito.

Lembre-se que não estou falando como um observador somente analisando a situação. Eu realmente vivi tudo isso.

Então essa reflexão é o primeiro passo. Se é isso que eu quero, eu vou conseguir, ponto final.

Esse passo é de extrema importância, pois isso é algo que você vai precisar todos os dias quando estiver alterando seus hábitos. Principalmente nos primeiros dias.

Mudança é sempre algo difícil. É muito mais fácil continuar como está. Mudança de hábitos então, é mais difícil ainda. Mas não é impossível.

E eu garanto que você também consegue. Basta realmente querer.
 

“A força não provém da capacidade física e sim de uma vontade indomável.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário